Seminário de Educadores

No último sábado (21/05/2011) os Educadores e Coordenadoras da Educação Infantil e Fundamental I participaram do "Seminário de Educadores" da Rede Pitágoras em São Paulo.
Os seguintes temas foram abordados com os Palestrantes César Nunes e Mozart Neves:

- Educação, vivências e aprendizagens: o cotidiano da escola como espaço de trocas humanas significativas e de formação ética, estética e cultural emancipatórias.

As crianças, adolescentes e jovens vivem grande parte de seu tempo de vida na Escola. Pais, educadores, especialistas e professores ali igualmente dedicam sua atenção, desenvolvem sua ação humana e sua atuação profissional. Desse modo, decifrar a escola e suas matrizes institucionais, analisar suas identidades históricas e propor formas de superação torna-se uma utopia e responsabilidade exigente. A vida acontece no cotidiano da escola, a formação igualmente. Trata-se de construir uma escola que seja acolhedora, criativa, que ensine a pensar, agir e desejar de maneira múltipla, ao invés de uniforme, aponte para processos flexíveis ao invés de padronizações, que seja alegre, produtiva, livre, pacífica, sustentável, correta e responsável. O cotidiano não é a repetição de rotinas, é o espaço da criação, a dimensão da estabilidade das relações para o acontecer singular da identidade pedagógica e a manifestação original do ser humano. “Decifra-me, ou eu te devoro!” – afirma esfinge a todos nós.

-O Cotidiano da Escola: O desafio de ensinar e aprender nos dias de hoje.

No contexto atual, torna-se desafiador para a escola definir claramente os limites, saber estabelecer diálogos e identificar os pontos de convergência. A relação dos processos de ensinar e de aprender vem mudando de forma dramática, tornando a sala de aula para o professor um desafio diário. Saber como lidar com esses novos tempos no cotidiano escolar será o objetivo central de nossa palestra, procurando apresentar caminhos ao professor para as questões que se seguem: Como integrar as várias tecnologias aos procedimentos metodológicos? Como estabelecer uma relação empática com os alunos? O que deve mudar na formação inicial e continuada do professor? Como construir os espaços interativos e educativos da produção do conhecimento? Ou seja, a relevância da multiplicidade e do aprendizado que ocorre além dos conteúdos escolares e mesmo fora da sala de aula. É preciso compreender o papel do professor na construção desse novo ambiente escolar, onde a criatividade e a inovação devem estar cada vez mais presentes.

É isso aí Professores, estudar nunca é demais!

Nenhum comentário: